Tenerife
Tenerife é uma das sete ilhas que compõem o arquipélago das Canárias. Situada no oceano atlântico, a sudoeste de Portugal, esta é a única ilha que tem dois aeroportos, um a norte e um a sul. E efetivamente, Tenerife "divide-se" em zona norte e zona sul. A paisagem, e até mesmo o clima, variam bastante de norte para sul. Se a sul o clima é mais ameno e as praias com águas mais calmas e areias mais claras; a norte o céu é mais cinzento, há mais humidade no ar, o mar é mais revolto e os areais escuros com areias grossas e também pedras.
Mas desengane-se se ficou com a ideia de que Tenerife é escuro e triste com a sua paisagem vulcânica. De norte a sul, há vários recantos para descobrir e todo o ano será boa altura para o fazer, ou não fosse esta a ilha da eterna primavera.
Comecemos então pelo norte.
Puerto de la Cruz
Puerto de la Cruz é um dos destinos de eleição da ilha de Tenerife. Por aqui encontramos vários resorts e hotéis de grande qualidade.
A cidade velha é muito bonita e tem um carácter próprio das canárias. Um estilo colonial único. Várias ruas e ruelas envolvem o porto de pesca e há muito que ver nesta cidade.
Uma das grandes atrações é o Lago Martiánez, um parque aquático à beira mar com várias piscinas e um lago de água salgada, rodeado de um belíssimo jardim subtropical.
Playa de las Teresitas
Ainda a norte, e bem perto de Santa Cruz de Tenerife (a capital da ilha), podemos encontrar a Playa de las Teresitas. Esta praia, com cerca de 1.5km de extensão e um vasto palmeiral, foi construída pelo Homem com areias do deserto de Sahara (daí não ser tão escura quanto as outras praias do norte). Numa das suas extremidades podemos encontrar San Andrés, uma encantadora vila piscatória.
A norte podemos ainda visitar o Parque Nacional de Teide, onde encontramos o vulcão com o mesmo nome. A subida pode ser feita em carro próprio ou em passeios organizados. Mesmo no pico, é possível viajar de teleférico e apreciar a soberba paisagem da ilha. A entrada na "garganta" do vulcão apenas é possível com autorização da direção do parque e após marcação prévia. Ao longo dos quase 2000m de altitude existem ainda inúmeros trilhos e percursos que apenas poderão ser feitos a pé e muitos deles apenas com guia.
No labirinto da montanha a noroeste de Tenerife, encontramos Masca, uma aldeia pitoresca num cenário quase tirado de um filme.
Ainda na costa oeste desta ilha, deixe-se encantar pelas gigantes falésias e penhascos de Los Gigantes. Um cenário encantador em terra e arrebatador por mar.
Conhecido já um pouco de Tenerife norte, rumemos a Tenerife sul.
Playa de Fañabé
Playa del Duque
Playa las Troviscas
Playa la Pinta
Esta acabou por se tornar a nossa praia preferida a sul. Com águas mornas e transparentes, a Playa la Pinta oferece, para além de descanso e tranquilidade, um imenso número de atividades e distrações para ocuparmos os nossos dias de férias.
Playa de las Américas
A Playa de las Américas apenas tivemos oportunidade de conhecer à noite e se realmente o que pretende é animação noturna, esta poderá ser a praia de eleição em Tenerife. Por aqui, quase que deixamos de ouvir a língua oficial da ilha (o espanhol) e passamos a escutar alemão e inglês.
Todas estas (e muitas outras) praias estão interligadas e é possível caminhar à beira mar durante vários quilómetros de costa. No entanto, existe também uma ótima rede de autocarros que faz a ligação em toda a costa Adeje.
Em jeito de resumo, se o que pretende é ficar mais a sul, na costa Adeje, todas as praias são ótimas para se alojar e vai encontrar um sem número de opções para o fazer. Escolha o alojamento que melhor se adapta a si e percorra toda esta marginal de praias únicas e tão diferentes do que estamos acostumados.
Tal como vos disse, por toda a ilha existe uma excelente rede de autocarros, mas alugar carro também será uma opção. Os preços são relativamente acessíveis e poderá ter assim maior flexibilidade de destinos e horários.
Para os mais ambiciosos, existem ainda barcos regulares (e até mesmo voos) para que possa conhecer La Gomera, El Hierro, Gran Canária, La Palma e Lanzarote.
Buenas Viajes…
Comentários
Enviar um comentário