Recantos para miúdos

Agora que o Verão já se foi e com ele os longos dias de praia com as crianças, há que pensar noutros recantos para os entreter.
Para vos ajudar, o blogue Recantos do Mundo preparou-vos algumas sugestões.

Parque Ecológico do Gameiro


O Parque Ecológico do Gameiro localiza-se em Mora, no Alentejo. A grande atração deste parque é, sem dúvida, o Fluviário de Mora, onde miúdos e graúdos podem ficar a conhecer um pouco mais sobre as espécies que habitam os nossos rios, bem como os cuidados que devemos ter na preservação da natureza.



 


Neste parque, existe ainda um recinto para a prática de arborismo, o Parque Aventura. Um circuito no topo das árvores que permite aos mais novos fazer escalada, slide, entre outras atividades. Para que possam usufruir deste espaço, as crianças deverão ter, pelo menos, 1.2m de altura.



O espaço em torno destas atrações permite, por si só, mais diversão e aventura. Ao longo das margens do rio Raia, encontramos uma tranquila praia fluvial e ainda um percurso pedestre, também ele educativo e com uma paisagem sublime.

  



Este percurso tem cerca de 5 km e circunda todo o parque.




Informação de horários e preços aqui.


Parque Biológico da Serra da Lousã

Este parque localiza-se em Miranda do Corvo, na Serra da Lousã. Aqui podemos observar cerca de 60 espécies de animais que habitam Portugal, desde animais da quinta, a animais selvagens, como o lince ibérico e o javali.



No recinto existem também 3 museus para visitar:
- Museu da Tanoaria
- Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais
- Museu Espaço da Mente

O parque integra ainda o Trivium com o Templo Ecuménico Universalista e o Ecomuseu  Espaço da Mente, dedicado à defesa da liberdade, igualdade e fraternidade.

Para além de ser um parque muito bonito e com espécies muito engraçadas, penso que o ex-libris deste espaço é mesmo o objetivo com que foi pensado: a integração e a empregabilidade de pessoas especiais, vítimas de deficiência física e/ou psicológica. Um verdadeiro espaço de amor...  Só por isto, já vale a pena a visita. 

Horários e bilheteira aqui.

Parque Ambiental de Sta. Margarida




Com cerca de 6 hectares de extensão, o Parque Ambiental de Santa Margarida, encontra-se na localidade de Santa Margarida da Coutada, concelho de Constância. A entrada para o parque propriamente dita é livre e podemos aceder gratuitamente aos seguintes espaços:

- Ecoteca
- Campo de jogos
- Ginásio ao ar livre
- Torre de observação
- Jardim de plantas medicinais e aromáticas
- Parque infantil

O ponto de maior interesse será, sem dúvida, o Borboletário Tropical, onde podemos ficar a conhecer um pouco mais sobre o ciclo de vida das borboletas e deslumbrarmo-nos com as combinações de cores das suas asas. As visitas a este espaço são guiadas e decorrem a horas especificas, pelo que recomendo que façam uma pré-reserva com alguns dias de antecedência, por forma a garantirem o vosso lugar. Podem fazê-lo aqui. Sendo este um espaço que recria um ambiente tropical (propício a estas borboletas), não se esqueçam de levar roupa fresca para que possam ficar confortáveis aquando da visita.









Dino Parque



O Dino Parque é o maior museu ao ar livre em Portugal. Localizado na Lourinhã, neste espaço podemos encontrar mais de 180 modelos de dinossauros à escala real que, com o som ambiente, nos fazem, de imediato, retroceder milhões e milhões de anos.

O espaço encontra-se dividido por 5 rotas: Paleozóico, Triásico, Jurássico, Cretássico e Monstros Marinhos, que nos conduzem por pequenos percursos, onde podemos observar os animais em exposição.






Para além das rotas, existem vários espaços de atividades e diversão:


- parque infantil


- zona de escavação


- pavilhão de atividades


- museu alusivo às descobertas de dinossauros na Lourinhã

Bilheteira on-line.

  
Pedreira do Galinha



Para os miúdos mega fãs de dinossauros, sugerimos ainda uma visita à Pedreira do Galinha. Na localidade de Bairro (Ourém), em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, esta antiga pedreira foi classificada como Monumento Natural das Pegadas de Dinossauro, quando há uns anos atrás foi descoberto um importante registo fóssil do período Jurássico. 





A visita poderá ser realizada de forma autónoma ou guiada, mas para tal será necessário agendamento prévio. Poderão fazê-lo aqui.


Reserva Natural do Cavalo do Sorraia




Com cerca de 40 hectares, esta reserva é sobretudo dedicada à conservação e divulgação do Cavalo do Sorraia, uma raça portuguesa de origens ancestrais e em vias de extinção, também conhecida por Cavalo Ibérico.  



Neste espaço de ar puro na localidade de Alpiarça, será ainda possível observar outros animais, bem como passear livremente ao longo da herdade ou fazer um piquenique.




Este espaço é de entrada livre e pode ser visitado em qualquer dia do ano.


Sea Life


O Sea Life, tal como o nome indica, é um espaço para aprendermos um pouco mais sobre a vida no mar. Localizado na cidade do Porto, neste espaço encontramos espécies em vias de extinção, que foram resgatadas e que não podem ser devolvidas ao seu meio natural.


Aqui podemos também interagir com os animais, através das sessões de alimentação, bem como assistir a variadas palestras que vão ocorrendo ao longo do dia.




Para além disso, durante a visita é-nos proposto um quizz, por forma a sedimentarmos o que vamos aprendendo. Uma forma muito divertida de aprender.

O recinto tem um pequeno espaço ao ar livre, onde podemos visitar os pinguins, assim como brincar no parque ou fazer um piquenique.




Os bilhetes poderão ser adquiridos no local, ou na bilheteira on-line, onde pouparão tempo e dinheiro.


Badoca Safari Park



O Badoca Safari Park situa-se no IC 33 entre Santiago do Cacém e Sines, a cerca de 30km da saída de Grândola.

O espaço encontra-se dividido nas seguintes áreas:

- Aves de rapina



- Floresta tropical



- Floresta Africana



- Ilha dos primatas



- Interação com os lémures



- Passeio pedestre



- Restaurante Safari Park

- Parque de merendas


- Rafting africano

- Safari






A visita de todo o recinto poderá fazer-se de forma autónoma e em qualquer horário, dentro do horário de funcionamento do parque (das 9h30 às 17h). Quanto às atividades, como o safari ou a alimentação de lémures, ocorrem em horários estipulados. Esta informação ser-vos-á dada na bilheteira, aquando da vossa entrada. Para que possam usufruir do espaço em pleno, recomenda-se a chegada até às 12h.






Poderão informar-se acerca dos horários de funcionamento e preços de entrada aqui.


Parque Biológico de Vinhais


O Parque Biológico de Vinhais encontra-se em pleno Parque Natural de Montesinho, a cerca de 3 km da localidade de Vinhais (Bragança).

Inserido numa paisagem tão rica, este parque pretende evidenciar a fauna e flora locais, bem como os principais aspetos culturais e geográficos.





Neste espaço, promove-se a conservação da natureza e a preservação da biodiversidade, ou não fosse este um espaço de ecoturismo. Pois é, é que para além de podermos observar dezenas de espécies animais, podemos ainda pernoitar num destes bungalows. O delírio para a pequenada.


Esta poderá ser uma excelente sugestão de fim de semana, já que o parque tem imensas atividades que poderão usufruir, como passeios pedestres, passeios de bicicleta… e até de burro…

Saiba como reservar aqui.

Castelo de Almourol


 Fugindo um pouco à "onda" dos animais e agora num contexto mais cultural, o Castelo de Almourol poderá ser uma excelente sugestão para os miúdos que se interessam pela história do nosso Portugal.


Situado em Vila Nova da Barquinha, o Castelo de Almourol encontra-se numa pequena ilha no meio do rio Tejo e para chegar até lá será necessário apanhar uma pequena embarcação, o que fará certamente a delícia dos miúdos.




Neste espaço, encontramos também o Centro de Interpretação do Templário de Almourol, permitindo-nos aprofundar os conhecimentos que temos desta Ordem, bem como a sua importância na História.


Para consulta de preços e horários de visita, acedam ao site da CM Vila Nova da Barquinha.

Agora que já têm sugestões fantásticas para os próximos fins de semana, não se esqueçam dos maiores clichês:


Jardim zoológico de Lisboa

Oceanário de Lisboa

Portugal dos Pequenitos




Boas viagens. Sejam felizes


Não se esqueçam de nos seguir também no Facebook e no Instagram!!!









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Marrakech - dicas e sugestões

Tenerife