Geocaching - uma excelente forma de conhecer recantos do mundo


Para quem nos acompanha através das redes sociais, sabe que, quer eu, quer a Patrícia somos grandes amantes do geocaching. Pois é, para nós esta é uma excelente forma de conhecer recantos do mundo. E acreditem  que muitos deles nunca os conheceríamos se não fosse deste modo...
Mas, então, e o que é isso do geocaching?
Então, o geocaching não é mais do que seguir determinadas pistas para encontrar um tesouro.

E onde vamos buscar essas pistas?
É simples. Apenas terão que fazer o registo em geocaching.com e depois descarregar a aplicação para um telemóvel com GPS. A partir daí, é só escolher a cache que pretendem procurar e seguir as direções do GPS e as dicas que vos são dadas para encontrar a geocache (ou apenas cache).  


 
Podem escolher uma cache próxima de vós para conhecerem melhor o sítio onde vivem (acreditem que vão descobrir muitos recantos que não faziam ideia de que existiam) ou selecionarem determinada zona e explorarem as caches que por lá existem. Esta é uma excelente forma de conhecer, por exemplo uma cidade, pois as caches, por norma, encontram-se nos pontos mais interessantes ou com melhores vistas.
Como podemos saber se temos capacidade para procurar determinada cache?
Em cada cache podemos aceder aos seus atributos e aí ficamos a saber a dificuldade da mesma; a distância a percorrer; se podemos aceder, por exemplo de bicicleta ou se terá de ser a pé; a dificuldade do próprio caminho; se é ou não adaptada para crianças; se está disponível a todas as horas e todo o ano; se podemos levar animais,...
 
Podem ainda ser referidos alguns pontos adicionais, como atrações na zona ou sítios importantes a visitar.

Outra dica que poderá ser mencionada é o facto de ser ou não possível fazer um picnic ou se existe nas proximidades algum local para comer ou beber.

No entanto, sempre que saio para estas aventuras, levo uma pequena mochila com alguns básicos como uns snacks, água, protetor solar, solução desinfetante, pensos rápidos. Ah! E claro, uma caneta.
Uma caneta? Então???
Sim, uma caneta para que possam rubricar o Logbook - o livro de registos de quem encontra a cache. Aí, devemos escrever o nosso nome e também a data em que encontrámos a cache.


Depois disso, não esquecer de assinalar na aplicação que encontrámos a cache para, aos poucos, irmos colecionando uns smiles.

Mas afinal, o que são as caches?
As caches são pequenas caixinhas onde é colocado, por norma, apenas o Logbook.


No entanto, em algumas delas podemos encontrar pequenos tesouros como, por exemplo, pequenos brinquedos que podemos tirar, mas sempre colocando algo para a troca. Esta é uma excelente forma de estimular a criançada a praticar geocaching. Por isso já sabem, pelo sim, pelo não, levem também na mochila algo pequenino para a troca.




Ah!!! E depois há também os trackables.
Os quê???
Os trackables são pequenos tesouros viajantes. Existem os travel bugs e as geo coins. Os primeiros tratam-se de pequenos objetos e as coins poderão ser pequenas  moedas ou mesmo pins. O objetivo de ambos é idêntico. Na aplicação devemos verificar, através do código correspondente (inserido no objeto ou numa chapinha a acompanhar) de onde provêm (podem ser de outro país) e para onde os devemos transportar. Muito importante, é registar tudo isso, para se saber sempre por onde andam os trackables.

 
Que regras devo, então, seguir para praticar geocaching?
 Muito bem, como em qualquer desporto há regras que nunca devemos esquecer.

- deixar sempre tudo como encontrámos;
- se retirarmos algum objeto, devemos deixar outro de valor igual ou superior;
- registar sempre (e apenas) no Logbook e na respetiva aplicação  quando encontramos efetivamente a cache;
- nunca deixar lixo nas zonas por onde passamos e inclusivamente recolher todo o lixo que encontrarmos ("Cache In, Trash out");
- nunca entrar em propriedades privadas, a não ser que esteja mesmo explicito na descrição da cache que será para o fazer;
- ser discreto, cuidado com os muggles.


What???
Calma, não é nenhum bicho e não fazem mal a ninguém. São apenas as pessoas que não praticam a modalidade. É importante não darmos nas vistas quando procuramos uma cache, pois quem não percebe o conceito poderá até danificar ou levar uma cache, desconhecendo o impacto que isso terá. Pelo sim, pelo não: cuidado com eles.


Eu também posso colocar uma cache para que outras pessoas a encontrem?
Claro que sim. Qualquer um pode ser um owner. Basta que escolham um local com relevância (histórica, arquitetónica, cultural, natural, paisagística,...), enfim, com algum objetivo de mostrar aquele local; esconde-la e registá-la na aplicação com todos os seus atributos. Para que o façam de forma coerente, aconselho a que primeiro encontrem várias, com diferentes níveis de dificuldade, para que mais facilmente a possam classificar e descrever.


Todas as geocaches são classificadas da mesma forma?
Não. Existem várias categorias para as caches.

Cache tradicional - trata-se apenas de um container (caixa) com um logbook, podendo ou não ter material de escrita (por norma isso é logo referido nas características da cache) e algo para troca.


Cache mistério - por norma esta cache não está precisamente nas coordenadas indicadas e necessita da resolução de um enigma para a encontrar.


Multi-cache - como o nome indica, tratam-se de várias caches sequenciais, em que será necessário compreender as pistas para encontrar a cache seguinte.

Earthcache - neste caso não existe um container propriamente dito. a cache será algum fenómeno da natureza, uma paisagem, um local geológico,... Nestes casos, o registo da cache consiste ou na resposta a questões colocadas pelo owner, ou no envio de foto a comprovar que a encontrámos.



Cache evento - trata-se de um encontro de vários geocachers num local, data e hora estipulados, afim de trocar experiências e de conhecer novas pessoas. Estes encontros podem ainda ter como finalidade executar a máxima do geocaching:Cache In, Trash Out e realizar-se numa praia ou em algum outro local que precise de intervenção. 

Quando posso começar a praticar geocaching?
Agora mesmo.


Boas cachadas...
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Marrakech - dicas e sugestões

Recantos para miúdos

Tenerife