Praia fluvial dos Olhos de Água


A praia fluvial dos Olhos de Água localiza-se na Louriceira, concelho de Alcanena, local onde nasce o rio Alviela.
 
 
 
 
 
Para além de permitir uns mergulhos nestas águas calmas e transparentes, este local pode também ser ideal para um piquenique, já que dispõe de um grande parque de merendas, ou até mesmo para umas caminhadas.
 
 
 
Tendo como ponto de partida a praia fluvial, podemos iniciar 3 trilhos, com diferentes dificuldades.
 
 
 
Nível 1 - "Pelo ciclo da água"
Percurso circular com cerca de 800m que nos conduz até às nascente do rio Alviela e que nos ajuda a descobrir os principais elementos do ciclo da água, desde a precipitação até à evaporação.
 
 
 
 
 
Nível 2 - "Conhecer os morcegos"
Este percurso, embora de maior dificuldade e com piso mais irregular, é ideal para fazer com crianças, já que a probabilidade de encontrar morcegos é grande. Ao fim de 1.3km chegamos à gruta da Lapa da Canada, local que abriga cerca de 5000 morcegos de 12 espécies diferentes e, mesmo não entrando na profundidade da gruta, muitas das vezes os morcegos saem para se alimentar e aí é possível observá-los em voo livre à procura de insetos.
 
 
 
 
 
 
 
Nível 3 - "Geologia do PNSAC"
Este percurso tem cerca de 3km e permite-nos descobrir as principais características geológicas do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, como os campos de lapiás, as dolinas ou as depressões cársicas aí existentes.
 
 
Estes 3 percursos podem ser realizados de forma individual, estando devidamente identificados, ou como prova de orientação, com o apoio do Centro de Ciência Viva aí existente. Basta então passar pelo pavilhão antes de iniciar os percursos e levantar um mapa e um cartão de prova, bem como as instruções para realizar a atividade. Pretende-se com esta prova que os visitantes olhem para os principais pontos com a máxima atenção e que compreendam um pouco mais sobre esta zona geologicamente tão importante.
 
 
 
Por forma a perceber um pouco mais sobre esta região, recomendo que façam também uma visita ao centro de Ciência Viva, localizado no mesmo recinto. Aí aprenderão um pouco mais sobre o ciclo da água, os morcegos e a paisagem cársica, típica desta região. Este pavilhão é, por isso, também denominado de Carsoscópio. Se viajam com crianças, este é um local de visita obrigatória.
 
 
 
 
 
 
Para os amantes do BTT, a praia fluvial dos Olhos de Água também poderá ser um excelente local a visitar, já que se encontram disponíveis 5 percursos, partindo deste ponto.
 
 
  
Percurso da nascente do Alviela - 7km
Percurso da Quinta do Alviela - 17.5km
Percurso da Charneca - 43km
Percurso da Serra - 46.5km
Percurso entre o rio e a serra - 86km
 
 
 
 
Mas se o que pretendem mesmo é um pouco de "dolce far niente", este local também será perfeito, já que dispõe de um vasto parque de estacionamento mesmo na entrada (o que faz com que nem tenham que quase caminhar para aqui chegar) e de um café/restaurante para não terem que se preocupar com a lancheira.
 
 
Se pretenderem, podem ainda acampar no parque de campismo dentro do recinto.
 
 
 
Saibam também que nos meses de julho e agosto, esta praia terá várias atividades como barcos de recreio para a criançada, canoagem, jogos tradicionais, voleibol e vários workshops.  


Então, ainda precisam de mais motivos para vir até à praia fluvial dos Olhos de Água?
 
 
 
Outras praias fluviais:

Praia fluvial do Agroal
 
 
 
 
 
 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Marrakech - dicas e sugestões

Recantos para miúdos

Tenerife