Ilhas Cies



As Ilhas Cies estão localizadas na ria de Vigo, na Galiza, e fazem parte do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas, juntamente com os arquipélagos de Cortegada, Sálvora e Ons.
O arquipélago das Cies é formado por 3 ilhas: Monte Agudo, O Faro e San Mariño. Nós visitámos as duas primeiras. Para chegar a San Mariño apenas é possível através de barco privado.
Na realidade, as ilhas Monte Agudo e O Faro, encontram-se ligadas através da Playa de Rodas e também através de uma pequena ponte de pedra, construída pelo homem, pelo que ao chegar à Playa de Rodas, facilmente acedemos às duas ilhas.


 


Como chegar às ilhas Cies?
Primeiro que nada será necessário pedir autorização à Xunta da Galicia para que possam aceder às ilhas. Isto, porque o número de visitantes diário é limitado. A autorização é gratuita e pode ser solicitada aqui. 


Para chegar às ilhas propriamente ditas, poderão fazê-lo em barco privado ou barco de aluguer ou através de ferry boat, numa das seguintes companhias:
Todas as companhias mencionadas atracam no mesmo porto, pelo que a escolha deverá basear-se no vosso ponto de partida (Vigo, Baiona ou  Cangas), horários, preços e disponibilidade de lugares das mesmas.
As pré-reservas podem ser realizadas on-line e, antes do embarque, apenas terão que se dirigir às bilheteiras ou às máquina automáticas, para efetivar os vossos bilhetes.
Atenção que a autorização previamente solicitada à Xunta da Galicia é necessária, não só para adquirir os bilhetes on-line, mas também será necessário apresentá-la à entrada do barco, pelo que se deverão fazer acompanhar da mesma.
Pela variedade de horários de embarque disponíveis, optámos pela companhia náutica Mar de Ons, com partida de Vigo.




 Como chegar a Vigo?


- de avião
Esta poderá ser uma excelente opção para quem viaja do sul de Portugal, podendo fazer o trajeto Faro-Vigo pelo ar. A viagem é rápida e existem algumas opções bastante acessíveis. Depois, basta apenas contratarem um serviço de transfer até ao porto de embarque ou optar pelos transportes públicos. 

- de comboio
Saindo, por exemplo, do Porto (ou até mesmo de Lisboa), em poucas horas estarão na estação de Vigo que fica relativamente perto do Clube Naval.

- de carro
Ao viajarem de carro, terão maior flexibilidade de horários. No entanto, terão de se preocupar com o estacionamento do mesmo, uma vez que nas ilhas não circulam carros. Podem optar pelo parque do Real Club Náutico de Vigo ou pelo parque de um dos centros comerciais da zona. Terão um custo de cerca de 20€/dia. Caso optem por se hospedar na cidade, podem deixar o carro no hotel e fazer o percurso de transportes públicos. Se procurarem bem, existem hotéis  que oferecem o transfer até ao cais de embarque.

Quando ir?


Tratando-se de uma ilha que apenas tem praia e trilhos, aconselho a que visitem com bom tempo. As empresas náuticas anteriormente mencionadas, fazem a travessia nos meses de verão, na Páscoa e também aos fins de semana.


Então e o que há para fazer nas ilhas?

Na realidade, estas ilhas são ideais para quem pretende, sobretudo, descansar. Longe de toda a agitação citadina, aqui é possível percorrer alguns trilhos, descobrindo a paisagem, mas também a flora e fauna locais, ou maravilhar-se com as águas calmas e transparentes das suas praias.

Trilhos pedestres
Existem 4 percursos assinalados. Todos eles são lineares, pelo que terão sempre que ir e voltar pelo mesmo caminho.

Alto del Príncipe (3km - ida e volta)
Um trilho que os levará a um miradouro para que possam observar os contrastes da paisagem da ilha.




O Monteagudo (5,6km - ida e volta)
Este trilho passa pela Playa de Figueiras e leva-vos até ao Farol de Montagudo. Pelo caminho, é possível fazer um desvio e seguir até ao observatório de aves.





Monte Faro (7,4km - ida e volta)
Partindo de Playa de Rodas, este percurso levar-vos-à desde o Lago dos Nenos até ao Faro de Cies.




O Faro da Porta (5,2km - ida e volta)
Este percurso tem o mesmo ponto de partida que o anterior e conduz-vos até à Playa de Nossa Señora e ao Faro da Porta.



Praias


Playa de Rodas
Distinguida, em 2007, pelo jornal britânico "The Guardian" como a melhor praia do mundo.




Esta praia é a porta de entrada nas ilhas. É aqui que se localiza o cais de embarque e também o posto de informação, onde se podem marcar visitas guiadas à ilha ou outras atividades a decorrer. Neste ponto, existe também um restaurante e é aqui que se iniciam os trilhos vermelho e azul.

Playa Figueiras
Também conhecida como a praia dos alemães, esta é a praia escolhida por quem pretende fazer nudismo.




Playa Nossa Señora
Esta baia é ideal para a prática de snorkelling e mergulho.





Calas de A Cantareira y Margaridas
Pequenas enseadas de acesso um pouco mais difícil. Para quem procura tranquilidade.



Por forma a aproveitar todos os recantos da ilha, para se poderem deslumbrar com o nascer e o pôr do sol num dos miradouros e, à noite, observar o céu cheiinho de estrelas, podem optar por acampar nas Ilhas Cies. Para o fazer, terão de reservar com antecedência. No parque de campismo existem tendas de 2 ou de 4 pessoas que podem alugar ou, então,  podem levar o vosso equipamento de campismo. Para o transportar, o parque disponibiliza carrinhos que podem utilizar desde que saem do parque até que desembarcam na costa.






Por forma a facilitar as vossas refeições e porque não poderão fazer lume, saibam que na ilha existem 3 restaurantes e um minimercado com todos os produtos básicos que possam necessitar.





Recomendações:

- não se esqueçam mesmo de pedir autorização para entrar nas ilhas. Este documento deve acompanhar-vos, na hora de embarcar, para que o possam comprovar. Caso optem por acampar nas ilhas, esta autorização não será necessária, uma vez que o parque de campismo tratará da mesma quando fizerem a marcação no camping.

- por forma a garantirem a vossa viagem para as Ilhas Cies, recomendo que façam a compra antecipada de bilhetes via on-line.  É possível, com um pequeno acréscimo no valor final, fazer um seguro de cancelamento, por forma a serem reembolsados, caso não possam comparecer ou se, por algum motivo, quiserem desistir.

- se viajarem de Portugal no dia do embarque, não se esqueçam da mudança horária quando fizerem a vossa pré reserva. Por norma, caso cheguem antes ou depois, eles deixam-vos embarcar na viagem seguinte, mas só o podem fazer se ainda houver lugares disponíveis, o que em época alta nem sempre é possível.

- embora a viagem de barco seja curta (cerca de 1 hora) e de navegarmos em ria e não em mar aberto, em dias de maior vento, poderá existir alguma agitação, pelo que será melhor fazerem atempadamente medicação para enjoo. Não se esqueçam de a tomar também no regresso.

- levem calçado adequado para que possam fazer os trilhos. Alguns são em terra batida ou sobre pedras, por isso é importante que não vão de chinelos de praia, para vossa segurança e comodidade.

- levem roupa de praia, mas também um casaco corta vento, uma vez que nas zonas mais elevadas pode existir algum vento e as temperaturas serem mais baixas. Não nos podemos esquecer de que estamos numa ilha… 


- levem um bom protetor solar, não só para a praia, mas também para as caminhadas. Ah!!! e água, muita água. Embora exista um supermercado e 3 bares/restaurantes, nos trilhos vermelho e azul não existe nenhum local onde comprar água.

- sendo um espaço natural protegido, estas ilhas não dispõem de recolha de resíduos, pelo que será necessário levarem convosco um saco para trazerem, de volta, todo o lixo que produzirem.

- por último, é não menos importante, queria chamar-vos a atenção para as regras de conduta nas ilhas Cies. Sendo este um espaço natural e protegido é muito importante que respeitemos a fauna e a flora locais, pelo que não deverão trazer nada como conchinhas, flores, areia, ou outros; devem caminhar somente nos trilhos sinalizados; fazer o mínimo de ruído possível e não alimentar os animais.

Espero que estas dicas vos tenham sido úteis, que comentem e que partilhem. Ah!!! E não se esqueçam de nos seguir no Facebook e no Instagram.



 Boas viagens… Sejam felizes...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Marrakech - dicas e sugestões

Recantos para miúdos

Tenerife