Descobrir o Gerês com miúdos

Dicas de Viagem com crianças no Parque Nacional Peneda-Gerês



E se o Parque Nacional da Peneda-Gerês deixa os mais crescidos encantados, acreditem que os miúdos não ficarão indiferentes aos seus recantos únicos…
Neste parque há mil e um locais a explorar com os mais pequenos. Venham connosco descobrir o Parque Nacional da Peneda-Gerês…
Parque das termas (Vila do Gerês)
Este recanto poderá ser uma excelente forma de começar a descoberta da encantadora Serra do Gerês.

Por entre dezenas de árvores centenárias, aqui é possível mostrar aos vossos pequenos exploradores a flora típica do parque natural, bem como passear relaxadamente escutando o suave burburinho do rio Gerês…
Mas se o que procuram é emoção e aventura, aqui também poderão praticar arvorismo ou brincar livremente no parque infantil. E se o calor apertar, que tal um bom mergulho na piscina ou um descontraído passeio de barco a remos no lago?
Como vêm, atividades não vão faltar neste recanto, onde ainda existe um circuito de manutenção, um parque de merendas e um bar/esplanada onde poderão refrescar-se numa tarde quente de verão.

Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas (Campo do Gerês)

Para os amantes de história, cultura e tradições, o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas poderá ser o local perfeito para aprender um pouco mais sobre a história desta aldeia comunitária atualmente submersa.  






Museu da Geira

Inserido no mesmo núcleo museológico que o museu anteriormente referido, o Museu da Geira aborda as técnicas de construção desta importantíssima via romana. Toda a visita poderá ser feita com audioguia, o que nos permite viajar no tempo cerca de 2000 anos e compreender na perfeição como tudo foi conseguido. Caso pretendam caminhar na Via Romana, recomendo que primeiramente passem neste museu de grande espólio histórico.






PR 5 Trilho da Águia do Sarilhão (Campo do Gerês)


O Trilho da Águia do Sarilhão poderá ser outra sugestão para miúdos. Apesar dos seus 9km de extensão, o percurso é circular e de dificuldade baixa. No entanto, há que não descurar os cuidados a ter neste tipo de atividades, como sejam o calçado adequado (confortável e com rasto antiderrapante), proteção solar, chapéu de sol e ingestão frequente de água (que convém levar em quantidade, uma vez que apenas existem pontos de água no início e fim do percurso). Não se esqueçam de levar também alguns snacks, pois se a duração do percurso está estimada para 3,5h, é normal que demorem mais um pouco com crianças.

Neste percurso histórico e cultural, podemos então observar a Geira Romana, com passagem pelas milhas XXVII, XXVIII e XXIX e pelo núcleo de padrões romanos. Na passagem por esta última milha observamos os vestígios da trincheira do Campo que serviu de defesa da raia portuguesa durante as invasões, na Idade Média. 


Na parte final do percurso, caminhamos na margem esquerda da Albufeira de Vilarinho das Furnas e, para além do deleite da paisagem, podemos, com sorte e perspicácia, vislumbrar um pouco das ruínas da aldeia submersa.



Cruzeiro na Barragem da Caniçada



E depois dessa grande caminhada, o que me dizem a um pequeno cruzeiro na Barragem da Caniçada?



Este cruzeiro, de cerca de 1 h, percorre a Albufeira da Caniçada e pretende divulgar a beleza natural de Terras de Bouro. Uma iniciativa da câmara municipal e que decorre todos os dias. Para garantir o vosso lugar, recomendo que façam uma pré-reserva aqui.




Praias fluviais

Para os mega fãs de praias fluviais, saibam que, para além de belíssimas cascatas, neste parque natural poderão encontrar várias zonas de águas calmas e transparentes para se refrescarem.

Praia da Ilha do Gerês



 Praia de Ipanema



Praia do Rio Caldo



Praia da Albufeira de Vilarinho das Furnas




Cascatas

Passemos então às cascatas, para muitos o ex-líbris do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

É certo que aqui podemos encontrar um sem número de cascatas encantadoras, mas apenas abordarei as que considero "seguras" para crianças, bem como  as de fácil acesso.

Nunca é demais lembrar os cuidados que devemos ter nestes espaços, como a utilização de sapatos de água, antiderrapantes; boias, braçadeiras ou coletes para miúdos que ainda se estão a adaptar ao meio aquático, devido às oscilações de profundidade das águas; e, claro proteção solar e água para os percursos até às cascatas. Outro dos cuidados a considerar é a importância das horas de digestão, uma vez que estas águas são bastante frias e o choque térmico pode ser grande nos meses de maior calor.
Cascata do Rio Fafião (Fafião)


Na realidade as cascatas propriamente ditas são pequeninas e a grande atração são, sem dúvida, as pequenas lagoas que se formam por entre as rochas.

Para aqui chegar é muito simples, basta seguir a estrada que vem da Cascata do Thaiti (que todos sabem onde fica) em direção a Fafião. Aqui não existe parque de estacionamento, mas se chegarem cedo, conseguirão lugar seguro na berma da estrada.
Existe um pequeno espaço para piquenique ou, para quem preferir, uma roulotte com alguns petiscos.



Cascata de Pincães

A chegada a esta cascata envolve uma pequena caminhada. Devem deixar o vosso carro à entrada da aldeia e seguir as indicações. Não se deixem perder e guiem-se sobretudo pelo som da queda de água.





S. Bento da Porta Aberta

Este local não será propriamente um recanto para miúdos, mas pela paz e beleza que envolve achei por bem mencioná-lo. Trata-se do segundo maior santuário do país e fica localizado por entre as franjas rendilhadas do Gerês.









Mata da Albergaria

A Mata da Albergaria é um recanto único, de beleza singular. Seja para passear livremente, descobrir a fauna e flora locais ou para percorrer um trilho, este é sem dúvida um local que não pode ficar esquecido quando vamos à descoberta do Gerês com miúdos.








Lobios (Espanha)

Lembram-se de, há pouco, vos ter falado nas águas frias do Gerês? Pois bem, para quem não se aventura em águas geladas, saibam que também existe um local onde a água é quente e se podem tomar uns bons banhos ao ar livre.

É em Lobios (Bubaces), já na parte espanhola do Gerês. Para lá chegar, apenas terão que percorrer alguns quilómetros depois de passada a fronteira em Portela do Homem.






E eis que chegámos ao fim de mais um post. Espero que gostem, comentem e partilhem.

Já sabem… Boas viagens… Sejam felizes..

Outros artigos relacionados:

Por: Dora Morgado


Podem acompanhar as nossas viagens através do nosso facebook e instagram!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Marrakech - dicas e sugestões

Recantos para miúdos

Tenerife