Como circular na Tailândia


A Tailândia tem cerca de 500km2 de área, sendo um país com uma grande extensão e um trânsito caótico, principalmente dentro das grandes cidades, como Bangkok, por existir um grande aglomerado populacional.

De uma forma geral, as vias e as redes de transporte são boas e funcionam bem.

A capital da Tailândia tem uma grande frota de táxis, com carros modernos, com ar condicionado e taxímetro. Quem estiver a passear pela cidade e pretender apanhar um táxi, basta acenar.



Em alternativa poderão optar pelo típico Tuk  Tuk, um veículo de três rodas, aberto e que tem capacidade para 3 a 4 pessoas. Estes têm como desvantagem serem muito barulhentos e não nos protegerem da poluição, mas, na minha opinião, tornam qualquer passeio mais carismático. Muito importante é combinar, à partida, a tarifa a pagar. Tudo poderá ser regateado, mas deverão fazê-lo sempre antes de iniciar o percurso.  




Ainda dentro de Bangkok, é possível utilizar os táxis de rio que atravessam o rio Chao Phraya. Por um lado, temos ferries que atravessam o rio de uma margem à outra e em toda a extensão até ao subúrbio norte de Nonthaburi; por outro, os típicos Long Tail Boat que nos poderão conduzir até ao cais pretendido, ou levar num pequeno cruzeiro, por forma a conhecermos o interior da cidade.

 


No que diz respeito a transportes públicos, Bangkok tem uma extensa e eficiente rede aérea de comboios - Skytrain (BTS) -  que permite um acesso rápido e fácil a vários locais de interesse, ao longo de uma rota que abrange as áreas de Silom e Sukhumvit.


Outra forma rápida e acessível de circular na capital é utilizando o metro (MTS). As tarifas de metro são baratas e as principais paragens localizam-se perto das grandes atrações turísticas.


Em alternativa, existe um serviço pouco dispendioso e bastante abrangente de autocarros, com veículos com e sem ar condicionado e que serve todas as áreas da cidade.

No que toca a deslocações para outras zonas do país, para além dos autocarros, existe ainda a possibilidade de viajar de comboio ou de avião.

Caso optem por se deslocar de comboio para a zona norte da Tailândia, por exemplo até Chiang Mai, recomendo que optem por circular em carruagens de primeira classe com cama e ar condicionado. Assim, poderão fazer a viagem no período da noite, rentabilizando melhor o tempo e o dinheiro da vossa viagem.

Se optarem por fazer esse percurso (ou para qualquer outra zona da Tailândia) de forma mais rápida, poderão fazê-lo de avião. Bangkok possui 2 aeroportos, um dos quais (aeroporto Don Muang) de onde saem os voos internos e aí poderão optar por voar em várias companhias aéreas, como a Thai Airlines ou a Air Asia (companhia aérea asiática low cost).  Saliento ainda que, se aterrarem em Bangkok no aeroporto de Suvarnabhumi e tiverem que apanhar um voo de seguida para outra zona da Tailândia no aeroporto de Don Muang, deverão dar um intervalo de algumas horas, dado o trânsito dentro da cidade e o enorme movimento que têm ambos os aeroportos. Apesar de não serem assim tão distantes, por vezes a saída do primeiro aeroporto e a deslocação entre eles, podem tronar-se morosa.
 
 


Bon voyage. Sejam felizes…
 
 
Posts relacionados:
 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Marrakech - dicas e sugestões

Recantos para miúdos

Tenerife