Tailândia - dicas de viagem


Recentemente chegada da Tailândia, deixo-vos hoje aqui algumas dicas e sugestões, por forma a simplificar a vossa próxima viagem ao país dos sorrisos.

A Tailândia é um pais enorme e com muita diversidade cultural, de clima e de atividades e interesses. Assim sendo, a melhor dica que vos posso dar é que planeiem a vossa viagem a pensar que um dia voltarão para visitar o que não vos foi possível ver desta vez.

Poderão optar pelos magníficos templos budistas de Bangkok, pela experiência de visitar tribos no norte do país, por fazer um curso de ioga e meditação, por visitar as plantações de chá e arroz no Triângulo Dourado, por escalar as montanhas do sudeste asiático ou por se hospedarem num magnifico resort numa das muitas ilhas que existem neste país tão vasto. Opções não vos faltarão na hora de escolher os locais a visitar e as atividades a praticar.

Quanto à melhor época para visitar a Tailândia, eu diria que todo o ano é boa altura para ir. No entanto, nos meses de abril e maio as temperaturas são mais elevadas (podendo tornar-se insuportável em Bangkok) e de julho a outubro poderá haver mais precipitação, sendo a altura das monções.

Poderão, então, partir já com todo o vosso programa de férias estipulado e com tudo comprado a partir de Portugal, ou optarem por comprar apenas a viagem até ao destino e, a partir daí, decidirem o que fazer e que lugares visitar. Por todo o lado, facilmente encontrarão locais de venda de passagens aéreas, bilhetes de comboio, de barco ou de autocarro. Ao adquirir estes bilhetes no destino, terão sempre a oportunidade de negociar, por exemplo, os valores dos transferes de e para os hotéis/aeroporto, reduzindo assim o valor das vossas deslocações.
Consoante o tipo de turismo, os locais a visitar e o tempo que vão permanecer no país, os cuidados de saúde e a medicação a levar terão de ser adaptados. Para uma melhor orientação e, para que possam fazer todas as vacinas necessárias, aconselho-vos a marcar uma consulta do viajante com, pelo menos, um mês de antecedência. Informem-se no vosso centro de saúde qual o local mais próximo para o fazerem e retirem todas as vossas dúvidas, para que possam usufruir deste belo país em segurança. Nesta consulta, para além de vos orientarem a evitar os perigos mais comuns (como as mordidas dos macacos e de alguns animais marinhos, as picadas dos insetos, os cuidados com a água e a alimentação,...), serão também prescritos os medicamentos que eventualmente vos possam fazer falta perante determinados problemas de saúde que possam surgir (intoxicações alimentares, febre, alergias,...).

Relativamente à alimentação, optem sempre por alimentos cozinhados e frutas com casca. Quanto aos locais, sejam criteriosos na altura de escolher. Por "meia dúzia" de bahts não vale a pena arriscar uma intoxicação alimentar. A street food poderá parecer tentadora, mas muita atenção aos locais que escolhem. De uma forma geral, a cozinha tailandesa é boa, com muito arroz e legumes, mas muito cuidado com o picante. Sempre que possível peçam sem picante, que mesmo assim garanto-vos que ainda vai picar.


No que refere à água, bebam apenas água engarrafada e muita atenção na hora de escovar os dentes. Nada de distrações.  
Quanto à moeda a utilizar, na Tailândia será mais fácil comprar com a moeda oficial, os bahts Thai (THB) (1€ equivale a cerca de 40THB). Estipulem um orçamento para a vossa viagem (deslocações, comida, atividades,...) e levem convosco a totalidade (ou quase) do montante que precisarão (com as devidas medidas de segurança, obviamente). Aconselho a que o façam porque as taxas para levantarem dinheiro em ATM ou para fazerem pagamentos com os nossos cartões de multibanco são elevadíssimas. Caso precisem de levar um montante elevado, então o melhor é adquirirem um daqueles cartões em que não são cobradas estas comissões (informem-se junto do vosso banco, qual a melhor opção). Quanto ao câmbio, eu optei por levar de Portugal alguns baths, para as primeiras despesas no país (água, comida e visitas para o dia seguinte). No entanto, por todo o aeroporto de Suvarnabhumi existem muitas casas de câmbio e também ao longo das ruas de Bangkok e de alguns locais por onde passámos.  

Outra das sugestões que vos dou é que optem por viajar de mochila e não de trolley. Esta será a forma mais fácil para transportarem a vossa bagagem entre os vários locais a visitar e também porque, em vários destinos de praia da Tailândia, as deslocações terão de ser feitas de barco, os quais muitas vezes não têm onde atracar e vocês terão que entrar/sair ainda dentro de água.



  
Para além disso, aconselho-vos a optarem por roupas leves e frescas, pois o calor e a humidades são uma constante em todo o território tailandês. Para visitar os templos budistas, será também essencial levarem calças e camisolas que tapem os ombros. No entanto, caso se esqueçam ou não tenham nada fresco para levar, não se preocupem, pois à entrada de cada templo terão algumas opções para comprar a preço muito reduzido. Como todos saberão certamente, nos templos não poderão andar calçados, pelo que, para maior conforto e higiene, poderão optar por levar meias pequenas e discretas.

Por último, mas não menos importante, deixem-se envolver na cultura Thai e entreguem-se, sem medos, aos tailandeses e a este país. Se um tailandês vos pegar na mão e vos sorrir, só quererá certamente mostrar-vos o que de melhor existe neste país: paisagens deslumbrantes, cenários idílicos e muita, mas mesmo muita alegria…



  
Deixem-se levar. Boas aventuras. Boas viagens. Sejam felizes…



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Marrakech - dicas e sugestões

Recantos para miúdos

Tenerife